3 Alimentos Ricos em Proteínas para a sua Dieta

Postado em Julho, 2015

Com a crescente onda da busca pelo corpo perfeito e um estilo de vida mais saudável, as pessoas têm buscado cada vez mais dietas e treinos malucos para alcançar seus objetivos mais depressa. A verdade é que para alcançar o corpo desejado, é preciso paciência, determinação e, acredite ou não, inteligência.


Muitas vezes as pessoas acabam por negligenciar um ou mais itens da tríade do corpo perfeito (alimentação – treino – descanso) e prejudicam seus resultados. Hoje vou falar especificamente sobre a parte que mais interessa para quem quer manter ou ganhar músculos e secar, os alimentos com elevados índices proteicos. Esses alimentos com alto teor proteico ajudam e muito a trincar a pança. Atenção!

Primeiramente, A Periodicidade

É muito importante comer de 3 em 3 horas, ingerir proteínas em todas as refeições e principalmente no pós-treino, entre outras coisas. O mais importante é que você faça suas refeições de uma maneira confortável, comendo tudo o que constar na sua dieta — feita pelo nutricionista de preferência — ao longo do dia. Dito isso, vamos aos alimentos.

Frango, Peixe, Carne Vermelha

Obviamente, como era de se esperar, esses são os alimentos com maior índice proteico que você irá encontrar no mercado, variando muito pouco entre a quantidade de proteínas encontrada em cada um (média de 30g de proteína pra cada 100g de alimento). Para esses, não existe a “melhor hora” para serem consumidos, devendo ser ingeridos ao longo do dia de forma a atingir a quantidade desejada de proteína por dia.

Ovos

Proteína de absorção lenta e matéria-prima para a albumina, os ovos são preferencialmente consumidos à noite, e possuem uma média de 7g de proteína por ovo — no caso, a clara. São indicados para o período da noite por serem de absorção lenta, eles permitem que nosso organismo leve mais tempo para entrar no estado de catabolismo durante o sono, garantindo assim melhores resultados. Outro item importante sobre o ovo é a constante controvérsia de consumí-lo por inteiro ou apenas a clara. Atualmente, o que é mais difundido é que o consumo do ovo inteiro não é prejudicial a saúde, por isso, pode comê-lo por inteiro sem medo.

Leite

Matéria prima para o tão famoso Whey Protein, o leite, apesar de possuir em sua composição alto índice proteico, ele traz também um nível maior ainda de carboidratos, por isso, mesmo que você consuma sua forma desnatada, atente-se a esse fato. Se bem utilizado, ele pode ser um grande aliado para as dietas que visam hipertrofia, mas também podem acabar por se tornar o vilão.

Outras Fontes de Proteínas

  • Tofu (queijo de soja);
  • Derivados do leite (o queijo cottage tem baixíssimo teor de gordura);
  • Feijões;
  • Soja;
  • Whey Protein.

Lembre-se: apenas consumindo tudo isso seus músculos não crescerão. Continue sempre com seus treinos acompanhados de profissionais qualificados que farão a dieta e os treinos corretos para o seu organismo e objetivo. Toda dieta montada visando hipertrofia ( o ganho de músculo ) deve ser hiperproteica, ou seja, possuir uma quantidade elevada de alimentos que fornecem proteína. Importante se atentar à quantidade de calorias que são ingeridas durante o dia controlando a quantidade e qualidade dos carboidratos que você vai ingerir.

O segredo de uma boa dieta é sempre balancear as proporções dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) de forma a adequá-la aos seus objetivos. Vale lembrar que existem diversos outros alimentos ricos em proteína, tais como peito de peru, queijos, soja, porém todos eles são proteínas consideradas como “sujas”, que possuem muitos outros macronutrientes em sua composição.

Por isso, nessas horas, o mais recomendado é ser bem old school e buscar sempre as fontes de proteína mais puras. Adote essas dicas e depois me diz o que achou camarada!

 

Imagens: Marcos Serra Lima

5 Comentários

  • Luciano Julho, 2015 em 13:05

    ótimas dicas, e não sabia que o leite pode ser esse vilão! Bom saber!

    Responder
  • zenilda costa Julho, 2015 em 16:43

    As dicas no seu posteriormente são muito construtivas!tou ligada para mais informações! Bjo

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    • Sergio Marone Agosto, 2015 em 00:52

      obrigado, linda!!

      beijao

      Responder
  • Daniel Julho, 2015 em 23:10

    Post realmente mto bom, desde que comecei a ficar ligado aki no Mr. Jazzy estou seguindo as dicas de alimentação , comendo de 3 em 3 horas e o resultado tem sido excelente.

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  • Layze Julho, 2015 em 06:50

    Excelente post. Eu como de 3 em 3 horas desde sempre e não por motivos de dieta ou etc mas sim porque meu metabolismo é hiper acelerado, queimo rápido e em repouso o que como. Minha alimentação de carboidrato só tem praticamente o arroz e como o multi grão. Ovo cozido só a clara. Malhava e nunca tomei suplemento e em um mês eu conseguia um resultado de alguém que tomava suplemento e malhava a meses .Vai entender.. Beijoos

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