Índia, Comida de Rua!

Postado em Junho, 2018

Nada melhor que contar com um paciencioso indiano para ser introduzido à gastronomia local. As perguntas não cessam. Em Déli e na região do Rajastão, segundo as informações de nossa anfitriã, utilizam-se em média doze temperos na preparação de cada prato.


Para o paladar ocidental, o que se sobressai é o sabor do chilli. Fomos conferir a lista de alguns gourrmets: sementes de coentro, cominho, açafrão, pimenta preta, sementes de mostarda, gengibre, noz-moscada, cravo-da-índia, canela, sementes de cardamomo, macis, assafétida e sal são os preferidos para a alquimia. As carnes, carneiro e galinha, juntamente com a sempre presente lentilha, são as receitas mais condimentadas. Para os estômagos delicados, a dica é optar por comida vegetariana e nunca confundir um quiabo com um chilli verde. Em Nova Déli, o minúsculo Khan Chacha, localizado no Khan Market, é uma grande pedida.

Dentre as especialidades do local: espetinhos e wrap de carneiro, picadinho de queijo fresco e de galinha assados. Qualquer opção do menu, mesmo sem entender muito bem o que significa, é uma experiência maravilhosa para o paladar. Funciona das 11h às 23h, com exceção de sexta-feira. É só pedir e comer como todos fazem, em pé, na frente do quiosque. Prático. Quando estiver acabando, já pode pedir o próximo petisco. Bon appétit!

Pulando das comidas para as bebidas, o lassi é inesquecível neste mundo de sabores. Ouvimos que não há indiano que não comece o dia com este preparado à base de iogurte. Cai bem a qualquer momento. Descolamos no Hotel Áman, em Déli, o segredo deles: lassi batido com manga (para os que não sabem a Índia tem mais de 300 espécies da fruta) e menta. Uma mistura dos deuses. Sem provocar a ira de Kali, sugerimos acrescentar vodka a gosto.

Léguas adiante no deserto do Rajastão, em Jaipur, não deixe de conhecer a área que poderia ser chamada Lassilândia. Fica na Mirza Ismail Road, e indicamos o Shyam para a degustação da especialidade. É um pequeno estabelecimento, lado a lado com inúmeros outros semelhantes, onde o lassi é servido dentro de um cone de cerâmica. Bahut acha!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos ainda implantando nossa loja online. Brevemente ela estará disponível. Dispensar